A história do Outubro Rosa e a curiosidades da data

Você sabia que o Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos? E como ele chegou ao Brasil? Confira aqui todas as curiosidades sobre a campanha

Você já deve ter visto pessoas usando um lacinho feito de fita cor de rosa na blusa. Então esse sinal indica que o Outubro Rosa chegou. A campanha acontece em vários países e procura conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama.​

E ela é mais do que necessária: o câncer de mama é um dos três tipos de câncer com maior incidência no mundo, ao lado dos cânceres de pulmão e o colorretal. Por ano, há uma média de 2 milhões de casos de câncer de mama diagnosticados no planeta.

A história do Outubro Rosa

Tudo começou em 1990, em Nova York, nos Estados Unidos, onde aconteceu na cidade, a primeira edição da Corrida pela Cura, uma maratona em prol do tratamento do câncer de mama.

Na época, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, que organiza o evento, distribuiu aos participantes um lacinho feito de fita cor-de-rosa. Desde então, a Corrida pela Cura acontece anualmente e reúne milhares de atletas não profissionais.

Mas foi só em 1997 que o Outubro Rosa propriamente dito nasceu. Outras entidades nos Estados Unidos aproveitaram a movimentação nesse mês para, de fato, conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce – ou seja, aquele que é rapidamente constatado – do câncer de mama.

No começo, para chamar a atenção da população, as instituições distribuíam os lacinhos rosas em locais públicos. Depois, as ações começaram a se expandir e o Outubro Rosa saiu dos Estados Unidos e também chegou a outros países.

Uma das ações mais marcantes da campanha do Outubro Rosa é a iluminação de prédios: à noite, eles são iluminados com luzes rosas. Prédios públicos, pontes, teatros, monumentos e outras construções passaram a receber as luzes em outubro.

Não se sabe ao certo como nem quando surgiu essa ideia da iluminação. Mas, no Brasil, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi o primeiro monumento a ficar rosa, em 2002.

Dicas de prevenção ao câncer de mama

O Outubro Rosa sempre bate na tecla do diagnóstico precoce, porque quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura.
Antes de tudo, é sempre bom lembrar que o estilo de vida também pode favorecer, ou não, o aparecimento do câncer. Excesso de peso corporal, sedentarismo, consumo de cigarros e álcool e terapia de reposição hormonal são alguns dos fatores que podem propiciar o câncer de mama.

Por isso, é importante ter uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura e praticar atividades regulares, pelo menos por uma hora em três dias por semana.

Mas há também o autoexame, que pode ser feito em casa, mas que não substitui, de forma alguma, os exames clínicos! O autoexame pode ser feito pela própria mulher, tocando os seios e axilas em busca de alguma alteração.

Alguns dos sintomas que podem ser detectados são nódulos nas mamas ou nas axilas, inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo), edema (inchaço) da pele, eritema (vermelhidão) na pele, inversão do mamilo, assimetria das mamas, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção pelos mamilos, inchaço do braço e dor na mama ou mamilo.