4 de Agosto: Dia nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

O Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer (04/08), assim como o Dia Nacional da Saúde (05/08) têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças.

Todos os anos, no mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é uma das principais causas de morte, junto ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), às infecções respiratórias, às doenças pulmonares e às doenças cardíacas isquêmicas.

Para mudar essa realidade, as campanhas educativas de saúde vêm reforçando a importância das práticas de prevenção que podem evitar diversas doenças. O risco de desenvolver vários tipos de câncer pode ser reduzido com mudanças no estilo de vida de uma pessoa, por exemplo, não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, ser fisicamente ativo e manter uma alimentação saudável.

Hoje em dia, muitos pacientes são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 22% dos casos de câncer em mulheres são de mama. Existem exames que conseguem detectar o câncer em estágios iniciais. A mamografia é o principal e deve ser feito a partir dos 40 anos. A frequência com que a mulher deve realizar estes exames também depende da sua história familiar (se existem casos de câncer na família ou não).