Para a concretização de seus objetivos o CORA promove atividades desenvolvidas com recursos e técnicas, comprovadamente eficazes para que o paciente de câncer possa rever e refazer o seu próprio caminho.

30 anos o CORA vem demonstrando resultados muito positivos em sua experiência e na realização de suas atividades para pacientes de câncer, familiares e profissionais da saúde.

REUNIÕES ABERTAS

Acontecem semanalmente às quintas feiras, das 10:30 às 13:00hs.

O intuito dessas reuniões é de acolher e dar apoio às pessoas que de alguma forma foram afetadas pelo câncer (pacientes, familiares, amigos, profissionais, etc.) que buscam suporte psicoemocional e o reequilíbrio de suas vidas. Cada um traz à reunião a sua história e tem a oportunidade de partilhar seu sofrimento físico, emocional, suas dúvidas e as questões em relação à sua vida.  Cada pessoa é ouvida e acompanhada com acolhimento, priorizando o apoio e cuidados para as suas necessidades mais emergentes, assim como, informações e esclarecimentos necessários para o suporte de que precisa nesse seu momento de vida.

PAP - PROGRAMA DE APOIO AO PACIENTE

É realizado em grupo de 8 a 12 pacientes, em encontros semanais, com duração de um dia inteiro, ao longo de nove semanas. Tem como objetivo acolher e acompanhar o paciente como uma pessoa, que corajosamente está buscando apoio para enfrentar o câncer. Para ajuda-la a entrar em contato consigo mesmo, com seus sentimentos, emoções e seu modo de lidar com a vida, o PAP oferece trabalhos   diversificados,  através de conceitos, temas, técnicas, dinâmicas corporais, vivências e outros recursos, visando suporte e apoio psicoemocional, para que cada participante possa desenvolver ou expandir a percepção de si mesmo, do funcionamentos de todo o seu ser, identificar suas próprias potencialidades, buscar e mobilizar seus recursos internos para o resgate de suas forças, enfrentamento da doença e na conscientização da importância de tornar-se coparticipante do seu tratamento e da recuperação da sua vida.

Esse Programa, pioneiro e único no Brasil, se baseia nas experiências do CANCER SUPPORT AND EDUCATION CENTER, sediado na CALIFORNIA, ESTADOS UNIDOS, com o qual o CORA estabeleceu convenio  1987. Ocasião em que sua fundadora, Magdallen Creighton  veio a São Paulo para treinar os profissionais interessados em Psicooncologia, os quais deram inicio a esse trabalho no CORA. O Programa foi desde então, adaptado para nossa cultura, com ajustes e aperfeiçoamentos, conforme a realidade brasileira e as necessidades de nossa demanda.

ATELIÊ TERAPÊUTICO

Acontece ás quintas feiras, em grupo de pacientes e familiares. Por intermédio do contato com vários materiais e técnicas, esse trabalho permite explorar o potencial criativo dos pacientes, além de promover os seus próprios recursos individuais. Ajuda-os a lidar com seus processos internos, favorecendo a expressão de seus sentimentos, desejos, fantasias e expectativas. Destaca a importância dos processos criativos no enfrentamento da doença e a busca da auto-realização, que fortalece o desejo de viver.

GRUPO DE PATHWORK

Ocorre quinzenalmente, às terças e quintas feiras das 13:30 às 17:30hs, em grupo de pacientes, ex pacientes e familiares, com o objetivo de promover o autoconhecimento, desenvolvimento e a transformação pessoal, nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. O trabalho é baseado na abordagem do Pathwork que tem uma estrutura singular e traz o mapa completo da personalidade humana. Seu método de investigação, orientação e prática permite ao participante perceber, identificar e acompanhar seus diferentes níveis de consciência para a transformação da sua sombra e da sua essência. Em cada encontro o trabalho é desenvolvido por meio de conceitos, temas, técnicas e vivências que propiciam ao participante entrar em contato consigo mesmo, com aspectos de sua grandeza, com seus sentimentos e também, com partes internas ainda limitantes ou que bloqueiam suas forças de vida. E também, promovem experiências que ajudam a pessoa a identificar e se apropriar dos próprios recursos internos, para o resgate da sua vitalidade.

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Os encontros acontecem quinzenalmente, às terças e quintas feiras, das 13.30 as 17:30hs, em grupo de pacientes, ex pacientes e familiares. Esse trabalho é baseado no método do contemporâneo filosofo alemão, Bert Hellinger. Com as vivências da Constelação, o participante pode identificar conhecer e situar seu tema, quer seja ligado à doença, questões pessoais, familiares ou de qualquer área de sua vida. O transcorrer das vivências propicia a cada pessoa a identificação de sentimentos, reações e imagens fenomenológicas que mostram a correspondência dos aspectos que a prendem ou que a adoecem, com a força dos emaranhamentos, distorções e dinâmicas ocultas do seu sistema familiar. A Constelação Familiar também ajuda os familiares a encararem a doença e a verem o doente sob um novo enfoque ao sentirem que o amor que adoece se transforma em amor que cura.

>> topo


   
 
Material de Pintura
 
Trabalho Pathwork
 
Trabalho Ateliê Terapêutico
 
Grupo Pathwork
 
Fechamento do trabalho da Constelação
 
Trabalho Ateliê Terapêutico